07 de Maio de 2014   ——    446 visualizações

Conquista ameaçada

Policarpo faz uma reflexão sobre as conquistas da classe trabalhadora brasileira

Por Policarpo
 
O 1º de Maio, Dia do Trabalhador, não é somente uma data de comemoração e luta. É também uma oportunidade de reflexão sobre as conquistas da classe trabalhadora brasileira e as ameaças que pairam sobre elas. Até mesmo porque, não raro, os porta-vozes da ganância expõem sua contrariedade com qualquer política que vise a melhorar a vida do trabalhador.
 
No Brasil, os avanços trabalhistas sempre foram alcançados, historicamente, à custa de muita pressão e sacrifício, o que mostra o quanto nosso capitalismo é avesso à valorização da remuneração do trabalho e à garantia de direitos sociais. Enfim, nossos capitalistas nunca digeriram bem movimentos voltados à busca de uma distribuição de renda minimamente mais justa.
 
Nesse contexto, vemos hoje uma agitação de determinados setores contra a política de valorização do salário mínimo, instituída pela presidenta Dilma Rousseff por meio da Lei 12.382, de 2011. A lei estabelece o reajuste anual do piso com base na inflação (INPC) mais um aumento real equivalente à evolução do PIB. O movimento desses grupos pretende aniquilar com a correção, acabando com a recomposição real do salário.
 
Não há dúvida que tal pretensão é um verdadeiro retrocesso na história recente das relações entre capital e trabalho no Brasil. Embora seja totalmente descabida, a proposta conta com a simpatia de gente poderosa na engrenagem do sistema.
 
Por isso, impõe-se que as entidades representativas dos trabalhadores alertem os milhares de assalariadas sobre essa tentativa de sepultar a valorização do salário mínimo. Afinal, o fortalecimento do mínimo tem impacto positivo sobre as demais faixas salariais, contribuindo para aquecer o consumo e gerar emprego no país. Defender essa política é, portanto, nossa obrigação.

(Policarpo é deputado federal e presidente do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal)



Brasília viveu a maior crise política de todos os tempos. E sofreu na carne com isso.

Opinião

Conquista ameaçada
Policarpo faz uma reflexão sobre as conquistas da classe trabalhadora brasileira
Livros, Cavalos e Flores: Memórias de Abril
"Abril parece ter o poder de confluir acontecimentos históricos relevantes para ...

Mais lidas