BannerNacional

Funcionários da EBC encerram a paralisação mais longa de sua história, mas permanecem em ‘estado de greve’

A suspensão de deu por uma liminar da Justiça que determinou a volta de 60% dos trabalhadores às suas funções

Após 19 dias de greve, os funcionários da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) – entre radialistas, jornalistas e tradutores – encerraram a paralisação, mas permanecem em ‘estado de greve’. A suspensão de deu por uma liminar da Justiça que determinou a volta de 60% dos trabalhadores às suas funções.

Em nota divulgada após assembleia realizada na terça-feira (14), as trabalhadoras e trabalhadores da EBC comunicam que “decidiram suspender a greve de 19 dias, a maior da história, e, ao mesmo tempo, manter o Estado de Greve, após decisão judicial de quantitativo mínimo, enquanto o Tribunal Superior do Trabalho analisa o Dissídio Coletivo. Nesta 5ª feira (15.dez), teremos mediação chamada pelo MPT”, divulgaram os movimentos sindicalistas de radialistas e jornalistas do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

Leia AQUI a íntegra da decisão

De acordo com Juliana Cézar Nunes, da coordenação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e servidora da EBC, a paralisação, iniciada em 26 de novembro, foi motivada pela “retirada de direitos dos trabalhadores”.  Entre as principais reivindicações dos profissionais estão, reajuste salarial conforme a inflação, com retroativo e, manutenção das cláusulas sociais do acordo coletivo. Além disso, o movimento denuncia o avanço na privatização da EBC.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ebc-greve-uol.jpg
Trabalhadores também denunciam a privatização da Empresa

A greve obteve, na média, 70% de adesão, chegando a 95% em alguns setores, ainda segundo Juliana Nunes.  Ela ressalta que a suspensão da paralisação se deve à liminar que determinou que 60% dos trabalhadores retornassem ao trabalho.  

“Mas continuaremos na luta e iremos discutir com a empresa em audiência de conciliação do TST”, afirma ela.

Pedro Cardoso, funcionário da EBC e militante do Partido dos Trabalhadores no DF (PTDF), faz uma avaliação positiva da paralisação: “A nossa greve, ainda que suspensa, já é vitoriosa: saímos de uma proposta de zero de aumento para um índice de 11,09%, que é insuficiente, pois sequer repõe a inflação. E ela também mostrou que os trabalhadores estão prontos para se mobilizar pelos seus direitos, pela comunicação pública e contra o desmonte da empresa, como quer fazer o governo Bolsonaro”, diz.

A deputada Erika Kokay disse, em vídeo, que a greve da EBC foi em defesa do Brasil e da comunicação pública. “Esse governo quer extinguir, privatizar e nós sabemos da importância de uma comunicação pública de qualidade. Eles estão corroendo o caráter de comunicação pública da estatal. Os trabalhadores da EBC demonstraram que tem compromisso com a empresa, com a nação e com o caráter público da comunicação. Contem conosco, contem com nosso mandato. Defender a EBC é defender muita coisa”, diz ela.

Assista:

No estado de greve, os trabalhadores continuam mobilizados, podendo retornar a uma paralisação a qualquer momento.

PT DF

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo